Blog

Qual a diferença entre ser chefe e ser líder?

Compartilhar:

Existem várias diferenças entre chefe e líder. Boa parte da confusão entre esses termos ocorre porque, em tese, todo chefe também deveria ser um líder, mas não é bem assim que acontece na vida real.

Uma diferença fundamental é que a autoridade de um chefe vem de sua posição ou cargo. O chefe é um diretor, gerente ou ocupa outro cargo de mando.  Já a autoridade de um líder vem de sua capacidade de influenciar outas pessoas.

O chefe geralmente dá ordens para instruir aos colaboradores sobre suas tarefas, mas um líder os inspira a encontrar o melhor caminho e os motiva a maximizar seu potencial de atuação. Líderes são mais próximos dos times de trabalho, interagem mais. Ampliam sua influência quando ouvem suas necessidades e expectativas e compartilham os motivos das suas decisões e ações.

Uma grande diferença entre um líder e um chefe é que o líder inspira os colaboradores e os deixa entusiasmados com seu trabalho. O sucesso exige paixão e a respectiva valorização da importância de seu trabalho.

Quando acontecem erros, os chefes tendem a usar o sistema de recompensa e punição da organização para corrigir a situação. Já líderes entendem que os colaboradores se beneficiam do incentivo e da orientação. Se um funcionário tem um bom desempenho em uma linha específica de trabalho, esse bom exemplo deve ser reconhecido e valorizado. O líder frequentemente faz o melhor uso dos talentos para inspirar outros a alcançar objetivos comuns.

Um chefe se concentra no atendimento dos objetivos de sua unidade e segue o script para atingir esses objetivos. Eles pensam no curto prazo, delegam tarefas aos seus colaboradores e tendem a fazer uso do microgerenciamento. Um líder define a visão de longo prazo da equipe e a usa como um elemento de motivação.

Um chefe obtém resultados ordenando às pessoas o que fazer e a forma correta da tarefa ser cumprida. Um líder permite que sua própria equipe descubra o que fazer e a melhor maneira possível de cumprir a tarefa. Eles se sentem à vontade para delegar autoridade a colaboradores competentes e evitam o microgerenciamento.

Bons líderes são genuínos e leais aos seus princípios e valores, posicionam-se como um exemplo para seus colaboradores e comunidade. São os valores que os líderes praticam que inspiram os colaboradores.

E você, como se percebe? Está atuando mais como um chefe ou como um líder?

Fonte: Gazeta do Povo.

Mantenha sua equipe apta para os desafios.

Preencha os campos ao lado, ou abaixo.
E aguarde o nosso retorno, até lá!

Ao clicar em Enviar Dados você concorda que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.